Gabaritos

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Fase 1

  • BIOLOGIA

  • MATEMÁTICA

  • HISTÓRIA

    Comentário:

    Nenhum tema fugiu ao programa de ensino médio:

    Temas de História Geral:

    1)Conferência de Bandung: Dada em 2 aulas: Guerra Fria; Mundo pós Guerra.

    2) Sociedade Medieval: Dada exaustivamente nas várias aulas sobre a Idade Média e principalmente feudalismo.

    3) Roma: Os alunos sabiam que ia cair Roma ou Grécia eu avisei. Considerei  uma questão entre fácil e media.

    4) Independência latino americana; Dado tema em duas aulas específicas e mais Cuba na aula sobre América latina contemporânea.

    5) Revolução  Industrial: Questão tipo ENEM. A Resposta estava no Texto.

    6) Questão sobre o Galileu. Todo o tema da Questão explicado na aula sobre o Renascimento científico.

    Todos os temas estavam em nossas apostilas. Foi uma prova média; Não havia questão  fácil nem difícil, em se tratando de história Geral.

  • FÍSICA

  • LITERATURA

  • QUÍMICA

  • FILOSOFIA

    Comentário:

    Acredito que os nossos estudantes que se prepararam muito bem durante o ano com as aulas e as revisões não tiveram grandes dificuldades para resolver a prova. As questões cobraram o que era esperado dentro do proposto pela UFPR. Uma prova de nível médio, bem elaborada. Claro que o aluno bem preparado sempre terá maior facilidade em resolver. As questões estavam diretamente associada aos cinco autores propostos pelo edital da UFPR, exigindo conhecimento a respeito do pensamento e obra do autor. Todos os autores foram trabalhados e revisados durante as nossas aulas. Tenho certeza que você teve um ótimo resultado.

  • GEOGRAFIA

    Comentário:

    A prova abordou conhecimentos de campos diversos da Geografia e explorou temas atuais de grande significância. Contudo, não explorou itens da Geografia física que costumeiramente estão presentes nas provas realizadas pela banca.

    Teve bom nível geral de avaliação, com demasiada exigência de conhecimentos específicos em alguns itens, destoando um pouco do perfil de provas anteriores. A escrita revelou interpretação dúbia em uma ocasião, tendo, inclusive, um gabarito questionado por esta análise.

  • ESPANHOL

    Comentário:

    O padrão esperado para a prova de espanhol manteve-se em 2019. Dois textos de caráter informativo, explorando a interpretação em seus objetivos e pontos específicos do assunto abordado, bem como o uso de expressões e conectores. Diferentemente das provas anteriores, como tendência desde 2018, tivemos textos menos densos e com questões de conferência de dados. Isto é, a gramática do espanhol se faz cada vez mais presente; e ainda que um posicionamento muito crítico não tenha sido exigido para as interpretações, percebemos que a UFPR continua primando por leitores atentos e sagazes, munidos de conhecimento cultural, capazes de compreender informações que estão nas entrelinhas dos textos e conectar ideias, estabelecendo efeitos de causa e consequência por meio da expressão da linguagem.


Fase 1

  • HISTÓRIA

    Comentário:

    A prova da Federal, como de costume, muito bem elaborada e extremamente atual! Embora as questões de assuntos que abordaram os “aniversários” neste ano tenham sido a tônica, não faltaram assuntos de Antiga, Medieval e Moderna. Parabéns alunos DOMÍNIO – absolutamente nada deixou de ser abordado por nossa equipe!

  • QUÍMICA

  • BIOLOGIA

    Comentário:

    A prova se mostrou consistente com o que se espera de uma prova de primeira fase do concurso, foi abrangente, e cobrou os conhecimentos necessários dentro de um contexto eliminatório de prova.

    Fica uma ressalva para a questão de genética, onde há uma inadequação de linguagem nas alternativas passível de dupla interpretação, o que coloca a questão em risco de anulação.

    A prova foi mais longa que a do ano passado, possui frases mais longas nas alternativas, o que pode ter influenciado de forma negativa o candidato, pois estamos falando de uma prova agora com 90 questões, não mais com 80. Apesar de terem compensado no aumento do tempo, sabe-se que o aumento nos textos pode influenciar o cansaço e a perspicácia do candidato.

    No geral, prova muito boa e diversificada, porém houve alguns pequenos inconvenientes.

  • MATEMÁTICA

    Comentário:

    A prova de matemática este ano, com toda certeza, premiou o aluno dedicado. Com questões de nível mais elevado em relação ao ano passado, a UFPR exigiu um conhecimento muito maior do aluno. Temos plena confiança que os alunos do Curso DOMÍNIO conseguiram alcançar o resultado esperado, todas as questões muito batidas em sala e no nosso aulão de véspera também, inclusive uma aposta nossa, a da Soma Infinita de Progressão Geométrica.

  • LÍNGUA PORTUGUESA

    Comentário:

    Mais uma vez a UFPR se mostra coerente e traz uma boa variedade de tópicos capazes de avaliar bem os candidatos: léxico, interpretação, palavras referenciais, regência, pontuação e relações lógicas. Parabéns à banca e parabéns ao ALUNO DOMÍNIO, para quem não houve novidades nessa 1ª fase da prova de Língua Portuguesa! Notem-se os assuntos abordados ao longo do ano e retomados na manhã da revisão de véspera: relações lógicas (trabalhamos exaustivamente as de concessão e de adversidade), nas questões 38 e 39 ; regência (como insistimos na regência marcada para trás, lembra?), nas questões 40 e 41; palavras referenciais, na questão 42; pontuação, questões 45 e 46.

                E que venha a 2ª fase!

  • LITERATURA

  • FÍSICA

  • GEOGRAFIA

    Comentário:

    A prova de Geografia teve uma cobrança justa e acessível, principalmente para os nossos alunos. Destaque para dois itens da questão 64 que cobraram, depois de um certo tempo de ausência, conceitos sobre a geografia do Paraná.

  • FILOSOFIA

    Comentário:

    Gostei da formulação das questões. Fizeram os candidatos demonstrar seus conhecimentos de forma conceitual, interpretativa e prática (lógica). Coerente com oque é necessário para a primeira fase.

  • SOCIOLOGIA

    Comentário:

    Prova histórica da UFPR. Pela primeira vez cobra conteúdos de Sociologia e Filosofia na primeira fase. A prova abre dando o tom e com um convite a reflexão: na primeira questão trata de temas relacionados aos Direitos Humanos. Prova pertinente, corajosa, oportuna e necessária! Na sociologia, as questões focaram as obras cobradas, exigiu-se a leitura de trechos dos textos originais dos livros listados. Favorece o aluno leitor! Mesclou as obras com o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (Sociologia). A elaboração das questões foi excelente!

  • ESPANHOL

    Comentário:

    A prova de LEM (Língua Estrangeira Moderna – Opção Espanhol) desse ano apostou em textos menores e com referências linguísticas bastante específicas. Como nos anos anteriores, o conhecimento morfológico e lexical se fez presente. No entanto, as temáticas abordadas foram mais simples, privilegiando-se a estrutura textual e um posicionamento pragmático do aluno com relação à língua espanhola. Conteúdos abordados ao longo do ano foram certeiros: verbos, el voseo, heterogenéricos, palavras de conexão, mensagem textual, entre outros.

  • INGLÊS

    Comentário:

    Prova com 2 textos. O primeiro mais simples e o segundo mais exigente.

    Não se esperava uma prova fácil. Prova fácil não é o padrão da Universidade Federal do Paraná. O vestibulando deve estar bem preparado e conhecendo vocabulário de diferentes áreas. A conclusões são uma constante já que a maioria das informações que constam nas alternativas corretas não estão expostas explicitamente no texto, ou seja “a mesma sentença da alternativa”. O vestibulando tem que concluir.  O vocabulário dos textos apresentados nas provas da UFPR não é o mesmo aprendido nos cursos de linguas. Daí a necessidade do vestibulando se preparar bem. Ter lido muitos textos de diferentes áreas. Estudado provas anteriores. Analisado provas de vestibulares de outras instituições igualmente concorridas.

    A prova foi bem elaborada destinada para o aluno realmente preparado.


Fase 2

  • Biologia

    Comentário:

    A prova de segunda fase da UFPR deste ano se mostrou mais pesada que no ano anterior (2017/2018), porém mais leve que nas edições entre 2014/2015 e 2016/2017. Acreditamos estarmos diante de um novo modelo de prova nas últimas duas edições. Uma prova onde tem-se questões mais acessíveis porém mais abrangentes em suas exigências. Desta forma cada questão terá uma grande quantidade de critérios na correção, permitindo que a maioria dos candidatos pontue, pelo alívio no peso das questões, mas estejam muito sujeitos a pequenas perdas de pontos, devido à grande quantidade de critérios. Foi uma forma que a UFPR encontrou para promover o desempate de notas e reduzir a subjetividade das correções. Foi uma boa prova dentro desta nova proposta, evitando excesso de nomes e cobrando maior abrangência de conhecimento.

    Ressalvas em relação à prova:

    O item “c” da questão 4 está fora de contexto, porém cabe perfeitamente como item “c” da questão 2. Acreditamos que houve um erro na diagramação da prova. Fomos informados pelos nossos alunos que eles foram instruídos dentro de sala, pouco antes do início da prova, que não era para resolver o item “c” da questão 4. Resolveremos o item mesmo assim em nossa correção das questões da prova logo abaixo.

  • Filosofia

    Comentário:

    Fiquei contente com a prova desse ano. Muito bem elaborada, condizente com o que um aluno do ensino médio precisa saber. Nossos alunos estavam muito bem preparados para resolvê-la.

  • Química

  • Física

  • História


Fase 1

  • LÍNGUA PORTUGUESA

    Comentário:

    A prova de língua portuguesa do vestibular 2017-2018 estava mais acessível que a da edição anterior. De forma geral, porém, a avaliação abordou o que se espera de um bom vestibulando: poder de leitura e conhecimento gramatical, embora a norma culta pudesse ter aparecido com mais intensidade. 

  • LITERATURA

    Comentário:

    A prova de Literatura UFPR 2018 esteve bastante acessível, bem feita, sem erros nem "pegadinhas". Dessa forma, quem leu e estudou as obras indicadas como leitura obrigatória não deve ter encontrado grandes obstáculos para a resolução, e, certamente, se sentiu recompensado: afinal, todas as aulas e reviões valeram a pena, pois todo o conteúdo da prova foi visto e revisado em nossas aulas!

  • BIOLOGIA

    Comentário:

    A prova de primeira fase da UFPR se mostrou um pouco mais fácil que a prova do ano passado. Com assuntos bem distribuídos e coerentes com o nível de cobrança de uma prova de primeira fase para o Ensino Médio. Apesar de um pouco mais longa que o necessário, foi uma excelente prova.

  • QUÍMICA

    Comentário:

    A prova de química estava em um nível mais baixo que nos últimos anos. Algumas questões de respostas muito diretas, não exigiam maiores reflexões do aluno, o que prejudica o processo de seleção.

    Entendemos que por apresentar apenas nove questões, a abrangência é dificultada, mas alguns assuntos relevantes foram deixados de lado:

    - Radioatividade

    - Equilíbrio químico

    - Cálculo estequiométrico

    - Soluções

    As questões foram bem elaboradas, não deixando dúvidas em nenhuma resposta. O aluno Domínio estava bem preparado para a prova, revisando os assuntos abordados nas aulas das últimas semanas.

    Equipe de Química do Curso Domínio

  • FÍSICA

    Comentário:

    Prova acessível, sem cálculos complexos, com uma grande abordagem teórica sem a utilização de conhecimentos muito específicos. A prova poderia ter sido mais abrangente nos conteúdos, pois não contou com nenhuma questão envolvendo óptica, hidrostática,  física moderna, entre outros. Além de não distribuir questões dentro de um mesmo conteúdo, por exemplo, abordando duas questões de eletrodinâmica, e nenhuma de eletrostática e eletromagnetismo.

    Equipe de Física do Curso Domínio

  • MATEMÁTICA

    Comentário:

    Mais uma vez, a prova de matemática realizada pela comissão do vestibular da UFPR conseguiu distribuir de maneira uniforme a satisfatória grande parte dos conteúdos. Temos plena confiança que os alunos do Curso DOMÍNIO conseguiram alcançar o resultado esperado. Vale ressaltar os conteúdos não abordados na primeira fase do vestibular da UFPR, os quais tem grande chance de serem abordados na fase discursiva, não isentando os assuntos já cobrados.

    Professores: Andrey, Chicão, Hugo e Julio 

  • HISTÓRIA

  • GEOGRAFIA

    Comentário:

    Na linha da prova do ano anterior, o Núcleo de Concursos da UFPR mesclou questões de diversos temas da ciência geográfica, com foco para as questões sociais e ambientais. Manteve sua linha de cobrança e mostrou, mais uma vez, que está disposta a exigir do candidato temas atuais aliados aos conceitos estruturantes da Geografia.

  • INGLÊS

    Comentário:

    Prova fácil.  Vocabulário acessível. Textos  escolhidos com inteligência . As questões foram elaboradas com primor sendo direcionadas para estudantes de todos os níveis. Parabéns aos elaboradores!

  • ESPANHOL

    Comentário:

    A prova de espanhol desse ano esteve dentro do padrão esperado: textos informativos de crítica e opinião e, ainda, uma charge. Diferentemente da prova de 2017, tivemos 3 textos. No entanto, o mesmo formato objetivo para as questões: opiniões do autor, dados para inferência, relações do título com o texto, finalidade do texto, etc. Exigiu-se do vestibulando Domínio um conhecimento lexical amplo, por meio de vocabulário específico para a compreensão das temáticas abordadas. A prova foi bastante objetiva e, como sempre, a UFPR continua contemplando temáticas sociais emergentes, como a da relação do jovem com o mercado de trabalho, ou assuntos muito falados ao longo do ano, como o “sereismo” (nesse caso a personagem sereia na literatura). A UFPR continua priorizando o vestibulando que seja capaz de compreender informações precisas de um texto em língua estrangeira.


Fase 2

  • Física

  • História

  • Biologia

    Comentário:

    Em uma prova mais simples que as últimas três edições, a UFPR conseguiu mais uma vez montar uma sequência de questões que não cobrasse a pura memorização por parte dos candidatos, mas sim a análise de contextos biológicos dentro de conceitos fundamentais e processos que envolvem a vida. A prova foi muito boa, apesar de possuir um grau de dificuldade mais leve que em anos anteriores.

     

    Os assuntos abordados foram:

    Questão 01: evolução e bioquímica celular com genética molecular.

    Questão 02: imunologia.

    Questão 03: ecologia.

    Questão 04: genética celular.

    Questão 05: desenvolvimento embrionário e classificação animal.

    Questão 06: bioquímica celular.

    Questão 07: parasitoses e epidemiologia.

     

    Não houve exageros por parte das questões, sendo cobrados assuntos presentes em livros de Ensino Médio e, é claro, presentes na apostila do Curso Domínio! As únicas ressalvas que podem ser feitas são a ausência da Botânica pura na primeira e na segunda fase. Foi pedida a fotossíntese na primeira fase, mas poderia ser inserida uma questão de Botânica mais pura na prova, como, por exemplo, uma relação entre absorção e transpiração.

    Outro assunto que ficou de fora das duas etapas desse ano foi a Fisiologia Humana, o qual costuma compor questões muito boas e seletivas.

    A preocupação maior em relação à prova desse ano é com relação às notas, que devem subir consideravelmente com a redução no grau de dificuldade da prova; e com os critérios de correção, os quais não sabemos certamente quais serão.

    Finalizando, boa prova, agora é esperar pelos critérios de correção e pelas notas!

  • Química

    Comentário:

    A prova cobrou assuntos clássicos da Química como cálculo estequiométrico, reações orgânicas, ligações químicas, propriedades coligativas e equilíbrio químico. Notamos a ausência da Cinética Química e isomeria. A prova poderia explorar maior variedade de assuntos nos itens presentes. Nas questões que envolviam reações orgânicas, a UFPR trabalhou com reações clássicas e trouxe para os enunciados informações valiosas para a resolução dos testes. Isso prioriza a interpretação do aluno ao invés da pura memorização, ponto fundamental num processo avaliativo.