Gabaritos

Você está aqui: Principal / Gabaritos

Fase 1

  • LÍNGUA PORTUGUESA

    Comentário:

    A prova de língua portuguesa do vestibular 2017-2018 estava mais acessível que a da edição anterior. De forma geral, porém, a avaliação abordou o que se espera de um bom vestibulando: poder de leitura e conhecimento gramatical, embora a norma culta pudesse ter aparecido com mais intensidade. 

  • LITERATURA

    Comentário:

    A prova de Literatura UFPR 2018 esteve bastante acessível, bem feita, sem erros nem "pegadinhas". Dessa forma, quem leu e estudou as obras indicadas como leitura obrigatória não deve ter encontrado grandes obstáculos para a resolução, e, certamente, se sentiu recompensado: afinal, todas as aulas e reviões valeram a pena, pois todo o conteúdo da prova foi visto e revisado em nossas aulas!

  • BIOLOGIA

    Comentário:

    A prova de primeira fase da UFPR se mostrou um pouco mais fácil que a prova do ano passado. Com assuntos bem distribuídos e coerentes com o nível de cobrança de uma prova de primeira fase para o Ensino Médio. Apesar de um pouco mais longa que o necessário, foi uma excelente prova.

  • QUÍMICA

    Comentário:

    A prova de química estava em um nível mais baixo que nos últimos anos. Algumas questões de respostas muito diretas, não exigiam maiores reflexões do aluno, o que prejudica o processo de seleção.

    Entendemos que por apresentar apenas nove questões, a abrangência é dificultada, mas alguns assuntos relevantes foram deixados de lado:

    - Radioatividade

    - Equilíbrio químico

    - Cálculo estequiométrico

    - Soluções

    As questões foram bem elaboradas, não deixando dúvidas em nenhuma resposta. O aluno Domínio estava bem preparado para a prova, revisando os assuntos abordados nas aulas das últimas semanas.

    Equipe de Química do Curso Domínio

  • FÍSICA

    Comentário:

    Prova acessível, sem cálculos complexos, com uma grande abordagem teórica sem a utilização de conhecimentos muito específicos. A prova poderia ter sido mais abrangente nos conteúdos, pois não contou com nenhuma questão envolvendo óptica, hidrostática,  física moderna, entre outros. Além de não distribuir questões dentro de um mesmo conteúdo, por exemplo, abordando duas questões de eletrodinâmica, e nenhuma de eletrostática e eletromagnetismo.

    Equipe de Física do Curso Domínio

  • MATEMÁTICA

    Comentário:

    Mais uma vez, a prova de matemática realizada pela comissão do vestibular da UFPR conseguiu distribuir de maneira uniforme a satisfatória grande parte dos conteúdos. Temos plena confiança que os alunos do Curso DOMÍNIO conseguiram alcançar o resultado esperado. Vale ressaltar os conteúdos não abordados na primeira fase do vestibular da UFPR, os quais tem grande chance de serem abordados na fase discursiva, não isentando os assuntos já cobrados.

    Professores: Andrey, Chicão, Hugo e Julio 

  • HISTÓRIA

  • GEOGRAFIA

    Comentário:

    Na linha da prova do ano anterior, o Núcleo de Concursos da UFPR mesclou questões de diversos temas da ciência geográfica, com foco para as questões sociais e ambientais. Manteve sua linha de cobrança e mostrou, mais uma vez, que está disposta a exigir do candidato temas atuais aliados aos conceitos estruturantes da Geografia.

  • ESPANHOL

    Comentário:

    A prova de espanhol desse ano esteve dentro do padrão esperado: textos informativos de crítica e opinião e, ainda, uma charge. Diferentemente da prova de 2017, tivemos 3 textos. No entanto, o mesmo formato objetivo para as questões: opiniões do autor, dados para inferência, relações do título com o texto, finalidade do texto, etc. Exigiu-se do vestibulando Domínio um conhecimento lexical amplo, por meio de vocabulário específico para a compreensão das temáticas abordadas. A prova foi bastante objetiva e, como sempre, a UFPR continua contemplando temáticas sociais emergentes, como a da relação do jovem com o mercado de trabalho, ou assuntos muito falados ao longo do ano, como o “sereismo” (nesse caso a personagem sereia na literatura). A UFPR continua priorizando o vestibulando que seja capaz de compreender informações precisas de um texto em língua estrangeira.

  • INGLÊS

    Comentário:

    Prova fácil.  Vocabulário acessível. Textos  escolhidos com inteligência . As questões foram elaboradas com primor sendo direcionadas para estudantes de todos os níveis. Parabéns aos elaboradores!


Fase 2

  • Física

  • História

  • Biologia

    Comentário:

    Em uma prova mais simples que as últimas três edições, a UFPR conseguiu mais uma vez montar uma sequência de questões que não cobrasse a pura memorização por parte dos candidatos, mas sim a análise de contextos biológicos dentro de conceitos fundamentais e processos que envolvem a vida. A prova foi muito boa, apesar de possuir um grau de dificuldade mais leve que em anos anteriores.

     

    Os assuntos abordados foram:

    Questão 01: evolução e bioquímica celular com genética molecular.

    Questão 02: imunologia.

    Questão 03: ecologia.

    Questão 04: genética celular.

    Questão 05: desenvolvimento embrionário e classificação animal.

    Questão 06: bioquímica celular.

    Questão 07: parasitoses e epidemiologia.

     

    Não houve exageros por parte das questões, sendo cobrados assuntos presentes em livros de Ensino Médio e, é claro, presentes na apostila do Curso Domínio! As únicas ressalvas que podem ser feitas são a ausência da Botânica pura na primeira e na segunda fase. Foi pedida a fotossíntese na primeira fase, mas poderia ser inserida uma questão de Botânica mais pura na prova, como, por exemplo, uma relação entre absorção e transpiração.

    Outro assunto que ficou de fora das duas etapas desse ano foi a Fisiologia Humana, o qual costuma compor questões muito boas e seletivas.

    A preocupação maior em relação à prova desse ano é com relação às notas, que devem subir consideravelmente com a redução no grau de dificuldade da prova; e com os critérios de correção, os quais não sabemos certamente quais serão.

    Finalizando, boa prova, agora é esperar pelos critérios de correção e pelas notas!

  • Química

    Comentário:

    A prova cobrou assuntos clássicos da Química como cálculo estequiométrico, reações orgânicas, ligações químicas, propriedades coligativas e equilíbrio químico. Notamos a ausência da Cinética Química e isomeria. A prova poderia explorar maior variedade de assuntos nos itens presentes. Nas questões que envolviam reações orgânicas, a UFPR trabalhou com reações clássicas e trouxe para os enunciados informações valiosas para a resolução dos testes. Isso prioriza a interpretação do aluno ao invés da pura memorização, ponto fundamental num processo avaliativo.